terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Windows XP Não Inicializa


Um defeito comum que técnicos e usuários se deparam todo tempo é quando o Microsoft Windows XP não inicializa, levando os usuários a encaminharem suas máquinas para assistências e nós técnicos a formatá-las.
Não seria muito mais simples se os próprios usuários pudessem reparar suas máquinas ou que os técnicos não tivessem que, formatar, reinstalar e atualizar o S.O. toda vez que isso acontecesse?
Pois bem, em muitos dos casos quando o Windows XP não inicializa, ou como muitos gostam de dizer, quando ele “não sobe”, tirando as exceções de quando o S.O. foi corrompido por vírus ou falha de hardware, é possível solucionar tal problema com apenas alguns comandos. Vamos ao que interessa, o caminho mais curto para a recuperação de seu sistema.

Serão necessários a máquina que não inicia o Windows XP e um CD de instalação da mesma versão (Professional ou Home), a versão de Service Pack do CD nesse caso não faz diferença, vamos aos passos:

1- Dê boot pela unidade de CD de seu computador com o disco do Windows XP inserido no mesmo;
2- Assim que o CD for lido será emitida na tela a mensagem “Pressione uma tecla para inicializar do CD”, dê enter assim que a mesma aparecer;

3- Aguarde a leitura do CD e o carregamento dos arquivos de instalação;
4- Aparecerá a janela com as seguintes opções;
5- Tecle R;

6- Aparecerá uma janela pedindo para selecionar a instalação do Windows que deseja se conectar, digite 1 e tecle enter;

7- Será pedida a senha de administrador, caso o mesmo possua digite, caso não tecle enter para prosseguir;

8- Digite o comando CHKDSK /P/R e dê enter;

9- Será executada uma verificação e correção de problemas na partição do S.O.;



10- Após a conclusão da verificação digite FIXBOOT e dê enter;

11- Será necessária a confirmação digitando-se Y e teclando enter;

12- Digite EXIT para sair;
13- Modifique o boot para o HD e inicie novamente seu Windows XP.

Provavelmente seu Windows XP carregará normalmente, caso não carregue é possível que esteja corrompido e necessite de uma reparação, mas isso já é assunto para um próximo post.

36 comentários:

  1. O blog tá bem legal, altas dicas interessantes...

    Segue assim que tá massa brother!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw!!!
      Nem no site da Microsoft tem uma explicação tão boa.
      Somente assim consegui fazer o PC voltar.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Meu amigo muito obrigado foi mais um apresnzado com este tutorial fiz como explicou e deu tudo certo feliz ano novo e sucesso para voce

      Excluir
    3. Qual será o problema do meu PC? Executei os comandos acima, mas quando apareceu a tela do item 6, não perguntou sobre qual a instalação do windows eu queira me conectar. Parou na frase do "Digite EXIT para sair do console de recuperação..."

      Excluir
  2. maas ta demais hein! que orgulho!


    tem gente virando gente grande, lala

    x)

    ResponderExcluir
  3. Showwww de bolaaa...
    Isso aki está cada vez mais interessante..

    Parabéns Brunão!!!
    Inté

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post hein!
    para que vai iniciar como tecnico ta ai o post do Brunão!!!

    esperando pelo proximo!!!
    XD

    ResponderExcluir
  5. ihhh táa demais o Blog viu!!!?
    Meu Técnico Preferidoo, ôoh q sempree me salvaaaa...
    agoraaaaa ja sei ond virei pra resolver meus probleminhas! rs
    bjao
    xD

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas bruno

    Mais vai mais devagar ai se não daqui uns dias eu naum tenho mais emprego ...kkkkkkk


    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Meu Windows está reiniciando seguidamente porque eu deletei um arquivo importante, ícone de pasta amarela, que eu não tenho certeza mas deve ser o Sistem32 do diretório Windows, isto porque meu HD é de 40GB e a Microsoft estava instalando muito uploard, atualizações e só restavam 5GB livre. E agora o que eu faço?Estou com outro instalado e quero recuperar os arquivos do outro velho que está desligado. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigão.
    Parabéns pela belìssima explicação.
    "BRIGADÃO"

    ResponderExcluir
  9. Putz.
    Parabens ......deu certinho aqui na minha maquina....vc é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Valeu pelo post e pela dica, recuperou o boot e está funcionando normal, obrigado

    ResponderExcluir
  11. vcs poderiam seguir o meu blog? http://newinformativoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. vou arrumar um cd de instalação do xp e vou fazer esse negocio

    ResponderExcluir
  13. vou arrumar um cd de instalação do xp e vou fazer esse negocio

    ResponderExcluir
  14. com omeu não funcionou

    ResponderExcluir
  15. Mano, muito obrigado pela ajuda!!! Eu fiquei muito preocupado em perder tudo que tinha, mas fiz o que falou e deu certo... Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpa, mas quando você fez esses processos, perdeu os seus ficheiro do pc?

      Excluir
  16. Aqui deu na primeira vez, mas precisei fazer de novo e agora ele trava numa tela escura

    ResponderExcluir
  17. Cara se eu reparar perco meus arquivos?

    ResponderExcluir
  18. ola eu ate tentei mais nao aceita o comando 1 enter ;meu pc morreu?desculpe o post anonimo

    ResponderExcluir
  19. muito bom.tá me quebrando um galhão.obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  20. eu não tenho o cd, como faço?

    ResponderExcluir
  21. Valeu. Essa dica salva muitos usuários.
    Grato por compartilhar e explicar tão didaticamente.
    No meu caso apenas tirei o HD da máquina defeituosa, coloquei em outra com o XP instalado rodou o scandisk e voltou a funcionar. Em outro caso usei essa restauração explicada no site e funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  22. Resolveu meu problema , Parabéns pelo Blog ...

    ResponderExcluir
  23. Show #Bruno_Quinta... Nem no site da Microsoft tem um post tão explicativo que nem este... Parabéns pelo belo TRABALHO.

    ResponderExcluir
  24. Resolveu o problema de primeira ! Salvou meu dia ! Obrigado Bruno pela linguagem descomplicada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Qual será o problema do meu PC? Executei os comandos acima, mas quando apareceu a tela do item 6, não perguntou sobre qual a instalação do windows eu queira me conectar. Parou na frase do "Digite EXIT para sair do console de recuperação..."

    ResponderExcluir
  26. Prezados, bom dia!
    Tenho um computador positivo, e ele está apresentando um problema!
    O Windows não sobe e o led do monitor fica piscando, e o led de energia fica sempre ligado mesmo quando o computador está desligado.
    Já troquei a memoria e o HD, mas continua com o mesmo problema!
    O que pode ser? A Placa mãe! A Fonte de energia!
    Aguardo resposta,
    Sem mais.
    Jefferson Bernardini.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! Fiz todo o procedimento, mas meu note continua sem iniciar, aparecendo a tela preta com opções de iniciação. Continuo precisando de ajuda. Desta já agradeço. Fábio Moreira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...