Um vasto campo de abordagem que existe na maior parte dos fóruns de informática é a remoção de vírus, muitas são as discussões sobre o melhor software Anti-Vírus, porém no fim o consenso é geral, prevenir é melhor que remediar. Não vou exibir minha opinião sobre bons softwares Anti-Vírus sem antes fazer uma pesquisa detalhada, pois cada programa tem seus pontos fortes e fracos que precisam ser analisados.
Vocês então devem estar se perguntando, "Se você não vai analisar quais os melhores Anti-Vírus sobre o que é esse post Bruno?", vou falar então sobre como "remediar" após o mal ter sido feito, após sua fiel máquina ter sido infectada por pragas eletrônicas.
Quando faço remoção de vírus em máquinas de clientes procuro responder perguntas simples sobre a máquina:
"Quais recursos estão disponíveis para solucionar tal problema?"
"O Windows está inicializando?"
"Apresenta alguma mensagem de erro durante a inicialização?"
"Possui Anti-Vírus?"
"Está atualizado?"
"O Gerenciador de Tarefas ou o Editor de Registros (Regedit) está desabilitado?"
A partir daí podemos iniciar o processo de localizar e remover os vírus.
Se seu sistema está inicializando, não está com o Gerenciador de Tarefas nem o Regedit desabilitados já é uma grande vantagem, vamos ao que interessa, utilizaremos dois softwares de remoção de vírus que gosto muito, o Combofix e o BankerFix, ambos fornecidos por suas respectivas empresas desenvolvedoras. (Clique no nome para fazer o download de cada um). No próximo post explicarei como utilizar cada um dos dois e o processo de remoção de vírus manualmente como bem os lugares mais propícios que os vírus infectam.